
A importância da incorporação de práticas de ESG na gestão de compliance
Se você acompanha as notícias sobre o mundo dos negócios, é muito improvável que ainda não tenha ouvido falar sobre os termos ESG e compliance.
Embora sejam áreas diferentes, há pontos de intersecção entre compliance e ESG que podem ser explorados para o bem das empresas e da sociedade como um todo.
Essa é uma combinação poderosa para gerar valor nas organizações, promovendo a sustentabilidade em larga escala e fortalecendo a reputação da empresa no mercado.
A crescente preocupação com o meio ambiente e as boas práticas corporativas tem impulsionado a integração de práticas de ESG na estratégia de negócios das empresas.
Nesse cenário, o compliance se torna ainda mais relevante, uma vez que a conformidade com leis e regulamentos é fundamental para garantir a credibilidade da empresa perante seus investidores e parceiros de negócios.
Empresas que adotam práticas de ESG em sua gestão de compliance demonstram um compromisso com a sustentabilidade e com a ética nos negócios, o que aumenta a confiança dos investidores e parceiros em potencial.
Além disso, investidores e financiadores estão cada vez mais interessados em empresas com boas práticas de ESG, tornando esses aspectos fundamentais para a atração de investimentos e parcerias estratégicas.
Mas, afinal, como conseguir integrar as duas áreas efetivamente?
A tecnologia como vetor para transformações corporativas
Nunca é tarde para aderir à transformação digital e utilizar a tecnologia como um facilitador para a integração de práticas de ESG na gestão de compliance.
Com a crescente importância das questões ESG e as consequentes demandas regulatórias, as empresas precisam ser capazes de monitorar e demonstrar a conformidade com as normas.
E o fato é que a tecnologia se tornou uma grande aliada da transparência fiscal, que é uma importante vertente do ESG, permitindo que as empresas monitorem e gerenciem seus fluxos de caixa e tributos de maneira mais eficiente e precisa.
A tecnologia também pode ajudar as empresas a lidar com a complexidade da conformidade e da regulamentação, fornecendo insights valiosos para as práticas de ESG e compliance.
A análise de dados e as soluções de inteligência artificial podem ajudar as empresas a identificar riscos e áreas que precisam de melhorias, melhorar a eficiência e, em última análise, manter a conformidade com as políticas internas e regulamentações externas.
Assim, não há dúvidas de que a tecnologia pode ser um grande facilitador para as empresas que buscam atender aos padrões ESG e manter a conformidade com as regulamentações, permitindo que elas façam isso de maneira mais eficiente e com maior precisão.
Soluções paperless ganham destaque no contexto do ESG
Uma solução paperless pode ser definida como um sistema ou método que busca eliminar ou reduzir ao mínimo o uso de papel e documentos físicos em um ambiente de trabalho ou negócio.
Essas soluções têm ganhado espaço nas empresas em todo o mundo devido à crescente necessidade de práticas sustentáveis no meio corporativo.
A digitalização de processos e documentos não só reduz o consumo de papel, mas também ajuda a diminuir a emissão de gases de efeito estufa, tornando-se uma opção ambientalmente responsável e economicamente viável para as empresas que desejam diminuir sua pegada de carbono.
De fato, a inovação é imperativa no atual mundo dos negócios e, ao adotar soluções paperless, as empresas podem melhorar a eficiência de seus processos, reduzir custos e aumentar a segurança de suas informações.
A automação de tarefas repetitivas, por exemplo, pode liberar tempo para que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas, melhorando a produtividade geral da empresa.
Com soluções paperless, as empresas podem se manter competitivas, inovadoras e sustentáveis, atendendo tanto às demandas do mercado quanto às necessidades ambientais globais.
Gostou deste conteúdo?
Conheça a Lifeforce, uma solução 100% adequada ao conceito paperless, desenvolvida pela Lumen IT, para otimizar a gestão de contratos e documentos, interligando em tempo real as rotinas administrativas, jurídicas e financeiras das empresas.