Automação e BPO: contribuindo para a transformação nas empresas

A tecnologia está cada vez mais a nosso favor. O BPO acompanha as grandes novidades no mercado tecnológico para tornar o dia a dia nas empresas ainda mais produtivos.

24/07/2019 18:09

Não há dúvidas, a transformação digital é a sensação do momento e vem influenciando na rotina de todos os setores da economia global. No universo corporativo, por exemplo, termos como Inteligência Artificial, Machine Learning, Business Intelligence, IoT, entre outros, fazem parte do dia a dia das nossas organizações.

Nesse contexto, para se ter uma dimensão desse cenário no Brasil, de acordo com o relatório Digital Business Transformation Brazil 2019, da Information Services Group, as empresas nacionais estão cada vez mais interessadas em otimizar suas operações e o relacionamento com seus clientes com o auxílio de processos de automação, armazenamento na nuvem e ferramentas de design thinking, por exemplo.

Outro dado importante foi apontado pela Brasscom, que destacou que a Transformação Digital já faz parte da realidade de 63% das empresas. Além disso, os investimentos relacionados à digitalização e automação de processos devem somar cerca de R$ 250 bilhões nos próximos três anos.

Posto isso, como esses conceitos, aliados a outros termos de inovação do âmbito empresarial, como o Outsourcing, podem influenciar, de fato, do dia a dia das nossas companhias? Neste artigo, tentarei responder essa questão. Acompanhem!

A influência do BPO no sucesso de uma organização

O Business Process Outsourcing, mesmo sendo um conceito popular há bastante tempo, tem ganhado força dentro das empresas nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da Transparency Market Research, até 2024, o mercado de outsourcing irá crescer cerca de 14%, recebendo investimentos de aproximadamente US$ 95 bilhões.

Mais do que um simples processo de terceirização de serviços, o BPO envolve recursos externos de forma estratégica, com o objetivo de aumentar o desempenho e, consequentemente, a competitividade do negócio, podendo apoiar em diferentes setores de uma empresa, como, por exemplo, na área financeira, de TI, Logística, RH ou Contábil.

Nesse sentido, o Oustourcing tem sido uma estratégia eficiente, que tem como objetivo a redução de custos, uma vez que é possível diminuir o quadro de funcionários fixos. Além disso, a qualificação das atividades é outra vantagem, visto que a empresa passa a ter apoio de uma equipe qualificada para desempenhar as atividades terceirizadas. Outro ponto é contar com inovação, já que consultorias de BPO têm a tecnologia como aliadas para potencializar a capacidade de entrega de resultados para seus clientes.

Automação e BPO: duas forças em prol da sustentabilidade de um negócio

Para finalizar, é importante destacar que os dois conceitos têm atuado de forma expressiva dentro do ambiente de negócios, possibilitando cada vez mais sua capacidade de expansão e aperfeiçoamento com o auxílio de novas tecnologias e da Transformação Digital.

Outro ponto é que, seja a automação ou o Outsourcing, as duas estratégias trazem inúmeros ganhos para as organizações. E juntas, podem proporcionar vantagens que envolvem desde redução de custos, alta performance, organização e alinhamento de toda a equipe de uma companhia e maior competitividade diante do mercado.

Além disso, as duas estratégias são essenciais para o atual cenário de negócios global, que se torna cada vez mais disruptivo e exigente, cobrando das empresas ações estratégicas e inovadoras a altura. Com isso, é possível, por fim, tornar o ambiente de negócios cada vez mais sólido e preparado para o futuro.