Tudo sobre o compliance tributário

Você já se perguntou qual a importância do compliance tributário? Saiba porque ele DEVE ser aplicado com excelência na sua empresa.

11/12/2018 10:29

O que é compliance tributário

O termo compliance tributário é usado para falar do ato de estar de acordo com a legislação tributária vigente. A palavra compliance vem do inglês e significa ‘conformidade’, ou seja, é estar com a casa arrumada e seguindo todas as instruções do fisco tributário.

Algo que pode parecer tão simples na verdade é um dos maiores problemas dos profissionais da área fiscal, contabilidade e finanças, que precisam sempre estar atentos e atualizados com o ambiente tributário do Brasil, que é extremamente dinâmico e a cada momento envolve um novo desafio.

Para uma organização estar em compliance, é preciso ter uma rotina que segue boas práticas como:

  • Monitorar prazos de entrega
  • Seguir as regras de layout e apresentação de informação ao fisco
  • Verificar a presença de erros
  • Fazer o armazenamento dos arquivos de forma organizada

Essas são as práticas para estar dentro do que é esperado pelo fisco, evitando qualquer tipo de multa ou prejuízo por não seguir a legislação, mas só isso não é suficiente.

Um setor fiscal eficiente vai tentar sempre ir além, buscando formas de poupar os recursos da empresa na hora de prestar contas, seja adiantando responsabilidades para ganhar tempo ou utilizando as possibilidades que as leis e órgãos disponibilizam para diminuir a tributação.

Como o número de declarações é enorme, a burocracia é lenta e o fisco está cada vez mais complexo, nem sempre isso é possível. A quantidade de trabalho é tão grande que os setores fiscais costumam apenas fazer o compliance no nível básico, evitando prejuízos mas não exatamente gerando algum tipo de vantagem.

 

Suite Fiscal: A melhor forma de fazer o compliance tributário

A Suite Fiscal é o uso de uma ferramenta que agrega várias funcionalidades e facilita o trabalho de compliance tributário. Esse método é utilizado por diversas empresas que, sabendo da vantagem que a tecnologia tem para a produtividade, apostam em soluções inovadoras para melhorar seus resultados.

Um profissional sem um bom sistema precisa verificar arquivos de notas fiscais, prazos de entrega, planilha de impostos e diversas informações de fontes separadas, perdendo muito tempo e qualidade no processo.

Dando um verdadeiro upgrade no setor tributário, a Suite Fiscal conecta todas as etapas do processo de compliance em um único programa, dando uma visão maior do trabalho que está sendo desenvolvido e que pontos devem ser otimizados.

A Suite Fiscal melhora o compliance tributário porque tem diversas vantagens como:

  • Melhor gestão da informação entre a equipe
  • Indicadores do fluxo e eficiência do trabalho
  • Processamento mais eficiente de informações
  • Informações atualizadas de prazos e leis
  • Auditoria simplificada

Ao trabalhar de forma mais inteligente, o profissional tributário gasta menos tempo em tarefas operacionais e consegue agir de forma mais estratégica. Um setor tributário mais eficiente aumenta a rentabilidade do negócio, reduz riscos e implementa melhorias de forma contínua.

Quer saber como inovar no setor tributário e tornar sua empresa mais competitiva? Conheça as soluções da LumenIT que tem mais de 19 anos de experiência na área.

Inove na sua empresa