BPO: Como evitar exposição fiscal

A fiscalização brasileira é uma das mais voláteis no mundo, sempre criando novas exigências e demandando que os profissionais estejam sempre atualizados. Com esse cenário, a exposição fiscal das empresas brasileiras é enorme.

21/11/2018 16:47

Sabe aquele papel que foi esquecido na gaveta? Aquela operação que você não tinha certeza se incidia algum imposto? Aquele arquivo com vários papéis fiscais que todo mundo tem medo de mexer? Tudo isso pode ser uma verdadeira bomba relógio para a saúde financeira de uma empresa, mas calma! Existe solução!

A Solução: Business Process Outsourcing

O Business Process Outsourcing (BPO) é um método que surgiu da necessidade de tornar as organizações cada vez mais competitivas, ao delegar todas as ações secundárias para empresas especializadas.

O conceito do BPO acredita que contratar profissionais especializados e competentes é a melhor forma de cumprir pequenas exigências sem gastar muitos recursos e com um nível de qualidade maior.

Vamos usar o exemplo do exame admissional obrigatório, já pensou em quantos recursos seriam gastos se toda empresa resolvesse contratar o próprio médico em tempo integral para executar esse exame simples?

A ideia é que delegar as necessidades que toda empresa tem (TI, tributário, jurídico, financeiro, administrativo, dentre outros) é uma decisão estratégica melhor do que tentar englobar elas internamente. Além de aumentar a qualidade e reduzir custos, o BPO possibilita que os gestores tenham mais tempo livre para focar na parte estratégica do negócio, enquanto delega as ações para profissionais competentes.

 

Como o BPO reduz a exposição fiscal

Como dissemos anteriormente, a fiscalização brasileira exige muito dos profissionais dessa área.  Nos últimos anos o fisco tem se modernizado, as escriturações digitais são mais assertivas na hora de detectar erros e isso acaba aumentando o risco das empresas serem multadas.

A necessidade de uma equipe especializada em questões fiscais, atualizada nas novas exigências e com uma ótima noção técnica de escrituração é mais importante do que nunca. Para manter uma boa saúde fiscal e evitar prejuízos financeiros, o método BPO é essencial, sem contar com o cumprimento do compliance.

Repassar as questões operacionais de contas e impostos para uma empresa especializada tem diversas vantagens, como:

  • Redução de custos com implantação de novas tecnologias e processos
  • Estreito controle e transformação de custos fixos em variáveis
  • Expressivo aumento na flexibilidade e na capacidade de crescimento
  • Relatórios e SLA (Acordo de Nível de Serviço) pré-definidos em contrato
  • RPM – Relatório de Posicionamento Mensal (status report)

Quer aplicar hoje mesmo o método BPO para melhorar a saúde fiscal e financeira da sua empresa? Na Lumen temos um time fiscal especializado e uma solução feita sob medida para a sua empresa, conheça mais os nossos serviços:

 

CONHEÇA O BPO FISCAL DA LUMEN IT