BPO Fiscal da Lumen IT auxilia entrega de obrigações fiscais da AAK

A empresa contratou o nosso outsourcing especializado para entregar suas obrigações acessórias ao FISCO

29/09/2020 11:57

Uma das principais produtoras mundiais de óleos e gorduras vegetais especiais e semi-especiais, a AAK é uma empresa que está no mercado há mais de 140 anos. Com matriz na Suécia, utiliza toda sua experiência para criar valor agregado nas indústrias de alimentos, confeitaria e cosméticos. Presente no Brasil desde 2005, a companhia tem um escritório localizado em São Paulo e, desde 2016, possui fábrica na região de Jundiaí. Hoje, a AAK conta com uma equipe de 115 colaboradores em território nacional.

Para potencializar seu ERP da SAP e conseguir entregar todas as obrigações acessórias ao FISCO, a empresa de óleos vegetais optou por contratar uma companhia de BPO Fiscal/Contábil e, após indicações e diversas pesquisas de mercado, optou em fechar o projeto de geração das obrigações mensais/anuais com a Lumen IT, presente no mercado há mais de 21 anos, com foco em Inteligência Fiscal e Compliance Tributário. Nesse sentido, a empresa de BPO tem apoiado assertivamente na entrega dos impostos indiretos, como o GIA (Guia de Informação e Apuração), Sped Fiscal e Sped Contribuições; com impostos diretos, que envolvem a ECD e ECF, além de cálculos do Transfer Price, específico para transações de empresas coligadas com o exterior.

De acordo com Mário Hotel, Senior Accountant da AAK, a parceria com a Lumen IT trouxe benefícios mensuráveis, não apenas econômicos, mas ganhos operacionais no dia a dia da empresa. “Antes, nosso time interno cuidava de todas as entregas de obrigações acessórias. Levávamos muito tempo e, na maioria das vezes, não conseguíamos fazer a análise do que foi entregue, ou corrigir algum ponto do sistema SAP, por exemplo. Com a terceirização desse setor, além de ser uma opção viável economicamente, tiramos essa carga de trabalho do nosso time fiscal, melhorando a performance de cada colaborador mês a mês, e trouxemos, de fato, o Compliance que a empresa sempre buscou”, comenta. “A otimização de recursos passa também pela otimização do nosso time. Nossa equipe fiscal e contábil pode, atualmente, se dedicar às operações da empresa, deixando as obrigações acessórias para quem é especialista no assunto”.

Outro ponto de destaque é a sinergia entre as empresas. O executivo ainda comenta que, por se tratar de uma demanda terceirizada, é importante estabelecer um acompanhamento frequente, para que, progressivamente, os times estejam alinhados. “Temos muita confiança no trabalho da Lumen IT, pois o time tem muita expertise e apoia em todas as nossas demandas. Mensalmente, recebemos relatórios sobre o que precisa ser melhorado no nosso processo de entrega das obrigações, otimizando ainda mais essa atividade. O relacionamento e a operação no dia a dia como um todo tem funcionado muito bem”, conta.

Régis Lima, COO da Lumen IT, reforça que estar em compliance com todas as obrigações acessórias ainda é um grande desafio entre as empresas. Nesse sentido, para otimizar o processo e não ter que lidar com qualquer irregularidade com o FISCO, uma estratégia eficiente é ter o apoio de empresas especializadas de BPO. “Estamos contentes em apoiar a AAK. Antes da parceria, a companhia tinha dificuldade em entregar todas as suas obrigações e acompanhar o processo para analisar o que precisa ser otimizado. Sem essa demanda, o time interno conseguiu aumentar a sua produtividade, com ações mais estratégicas para o dia a dia da empresa” finaliza.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.
Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.