Sua empresa está atualizada para o SPED 3.0?

Quem trabalha com a área tributária sabe como é importante estar sempre atualizado, muitos erros de compliance acabam surgindo por falta de conhecimento das mudanças fiscais. Você já está sabendo do SPED 3.0?

05/11/2018 08:00

No dia 1º de janeiro de 2019 um novo layout do SPED vai entrar em vigor, ao total serão doze mudanças. Como na Lumen IT facilitamos o seu trabalho de compliance fiscal, vamos te dar uma mãozinha com o novo SPED! Confira nosso resumo sobre as  mudanças:

Lista das doze mudanças do SPED 3.0

  • Registro D100. Esse registro é onde informamos o conhecimento de transporte, com o novo SPED será proibido o conhecimento de transportes emitidos em papel que superem a data de 1º de Janeiro de 2018.

Essa mudança foi implementada para que o novo sistema fique de acordo com o SINEF 09/2007.

  • Registro C176. Esse registro é utilizado para informar o ressarcimento de ICMS e vai sofrer duas mudanças. O campo de motivo de ressarcimento vai ter uma nova opção (Venda interna para Simples Nacional) e um novo campo referente ao Fundo de Combate a Pobreza nos casos de quebra da Substituição Tributária será adicionado.
  • Registro C170.  Esse é o registro sobre as informações do item fiscal e será atualizado com um novo campo para detalhar valores do abatimento não tributado e não comercial.
  • Registro C191. Esse novo registro foi criado para acompanhar a NF-e 4.0 que agora possui um campo referente ao Fundo de Combate a Pobreza, tanto para as operações próprias quanto as de substituição tributária.
  • Registro C190. Para acompanhar a implementação do C191, foram feitas mudanças nesse registro. Os campos de valor da operação, valor da base de cálculo do ICMS e valor do ICMS ST agora abarcam o Fundo de Combate a Pobreza.
  • Registro C177. A partir de 2019 passará a ter o nome de “Complemento de Item” e será apenas obrigatório para os itens presentes  na tabela que será publicada pela sua UF de acordo com a tabela 5.6 do manual do SPED.
  • Registro C1600. Com o novo sistema, irá incluir o registro de informações sobre o total de vendas feitos por meio de loja (Private Label) e outros instrumentos de pagamento eletrônico.
  • Bloco K. Uma mudança muito significativa foi feita para os que trabalham com números detalhados! Agora os decimais foram ampliados de 3 para 6 digitos, com o objetivo de tornar a informação repassada mais precisa.
  • Inclusão dos registro 1960, 1970, 1975 e 1980. Esses novos registros são exclusivos para as empresas Pernambucanas que fazem parte do PRODEPE (Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco). Quem se enquadra nesse perfil precisa informar o Guia de Informação e Apuração de Incentivos Fiscais.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o SPED 3.0, você pode acessar o guia oficial clicando aqui.

A Lumen facilita seus compromissos fiscais.

Sabemos que a vida de quem trabalha com questões tributárias não é fácil, a fiscalização brasileira está se modernizando e o nível de assertividade nas informações está cada vez mais rigoroso. Conseguir transmitir os dados fiscais de forma rápida e precisa é mais importante do que nunca.

Na Lumen IT trabalhamos com soluções fiscais que estão sempre atualizadas, reduzem os riscos de erros e tornam os setores fiscais muito mais eficientes. Nossa equipe conta com especialistas em exigências fiscais municipais, estaduais e federais, tudo para gerar um sistema que garante confiabilidade e complementa a sua gestão.

 

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES FISCAIS

 


 

Cadastre-se e receba nossa Newsletter