4 pontos OBRIGATÓRIOS na escolha do Suporte ao cliente

Terminei a implementação do software Fiscal, e agora? Fizemos uma lista com os principais pontos de atenção na hora de escolher a melhor oferta de suporte

04/06/2018 17:06

É no dia a dia que o cliente sente as maiores dificuldades após a implementação do software fiscal e/ou ERP. Nesse momento, observam-se os reflexos das ações tomadas no projeto, com feedbacks positivos e outros negativos. Então, tudo que puder facilitar e, principalmente, resolver os problemas, é bem-vindo. E ter o suporte de uma consultoria especializada pode ser o grande diferencial para um retorno eficaz para a área usuária da solução. Por isso listamos os 4 pontos OBRIGATÓRIOS na hora de pensar na contratação de um serviço de suporte ao cliente:

  1.  Acesso remoto

São diferenciais ferramentas que possam ser conectadas de qualquer lugar e possibilitem acesso remoto para que o técnico consiga realizar avaliação prévia ou até mesmo solucionar o chamado, sem precisar se deslocar.

  1.  Abertura automática de chamado

Muitas vezes na correria é chato e desgastante ter que abrir um chamado no site, já que você estava falando com o responsável por e-mail. Aí você precisa parar o que está fazendo para registrar o atendimento na ferramenta e reexplicar o que está acontecendo. 

Para facilitar, um portal que permite a abertura automática de chamados, organizando e deixando de forma clara e on-line a resolução da solicitação, trará uma melhor visualização e controle. 

  1.  Chat

Num mundo onde tudo ocorre em tempo real, a opção de falar com um técnico on-line é a cereja do bolo. Queremos ter nossa dúvida sanada e quando podemos fazer isso sem ter que ficar no telefone aguardando para ser atendido, é gratificante.

  1.  Atendimento presencial

Todos os outros passos, não substituem, é claro, o atendimento presencial quando necessário. Estar olho-no-olho com o prestador de serviço traz mais confiabilidade para o trabalho executado, além de troca de experiência.

Em complemento aos pontos acima, existem algumas premissas extremamente importantes para um excelente relacionamento e eles dizem mais a respeito do outro lado: a consultoria escolhida, porém são primordiais para um bom resultado. Então não aceite menos que isso:

Disponibilidade – Ter uma consultoria disponível para resolver sua dificuldade com boa vontade.

Questionamento – Para garantir o melhor entendimento, é necessário o questionamento dos itens específicos do problema apresentado. Então quanto mais te perguntarem, melhor!

Resolução real – Independente da expectativa das partes, o problema deve ser solucionado com base no que foi identificado e não apenas para “tapar buracos”.

Atendimento diferenciado em caso de urgências – Verificação prévia da situação, trará mais tranquilidade e alinhará as expectativas na resolução dos problemas.

Clareza – Ter os limites contratuais e as diferenças entre produto/serviço bem definidos, bem como o SLA do atendimento claro e em cumprimento.

Comprometimento – Você consegue confiar em alguém que te promete o céu? Não! Então fique atento às promessas e opte por escolher uma empresa que se compromete apenas com o que pode cumprir.

Interesse – Todo mundo já foi mal atendido ao tentar ligar no SAC de algum produto, certo? Ou até mesmo pelo atendente da loja que parece que quer fazer tudo, menos estar ali ouvindo qual a sua necessidade. Conseguimos perceber falta de interesse pelo olhar, pelo tom de voz, pela maneira da pessoa conduzir a conversa. Então esteja atento a esses sinais porque quanto maior interesse pela sua dúvida, mais agradável será a resolução do seu problema.

Empatia – Conforme citado acima, quanto maior a empatia do atendente, maior o interesse em resolver o seu chamado.

Por fim, o suporte ao cliente deve ser visto não somente como um setor de resolução de problemas, mas sim como algo adicional ao serviço prestado, com uma análise preventiva, proporcionando qualidade e confiabilidade aos retornos recebidos.

Boa escolha!

 


 

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